quinta-feira, 9 de agosto de 2012

AOS MEUS FILHOS


                Muitos dizem que ninguém pode entender o que é Amor de verdade até ter um filho. Só assim aprenderemos na prática o que são os valores da vida como paciência, cuidado, carinho, dedicação, esperança, entre tantos outros. Ter um filho é o momento em que paramos de cuidar de nós mesmos, para cuidar daquele que Deus nos deu, uma pequena parte de nós, que logo se torna nossa plenitude. São as melhores noites perdidas entre choros e soluços, as melhores horas de preocupação, os melhores sorrisos entre cada nova descoberta, as melhores brigas, as melhores reconciliações, as melhores lágrimas de Amor derramadas, o mais puro e bom orgulho de ver sua plenitude se tornando melhor do que você.
                Não, ainda não tive a graça de ter um filho de sangue, nem é momento. Mas Deus concedeu a mim a maior graça de toda a minha vida e a chance de experimentar e aprender o que é ser pai com amigos, que logo se tornaram filhos, formados pelo Amor, unidos pelo Espírito Santo. A maior graça da minha vida porque aprendi a viver e a ser para o outro graças a eles e ao Amor que tenho por cada um. O que mais aprendi com meus filhos?
                Aprendi o que é a desobediência. Você pode falar muitas vezes sobre o que é certo e o que é errado e eles de fato vão compreender a diferença. Mas por alguma razão que a razão desconhece, vão fazer o errado e na maioria das vezes vão quebrar a cara e a sua maior tentação vai ser dizer: Eu te avisei. Mas aí aprendi o Amor e que tinha que vencer o meu orgulho, acolher os erros e amar. E aprendi que os erros não são capazes de me fazer amar menos, mas sim de amar muito mais.
                Aprendi o quanto é fácil se apaixonar, mas o quanto é difícil deixar de amar. Você pode dizer mil vezes: Aquela pessoa não é pra você, não sofra por esse amor. Tinha a ilusão de que mandamos no nosso coração, mas ele tem vontade própria e engolia a verdade, fingindo que nunca sofri por estar apaixonado. Tentava defende-los de sofrer por amor, mas esquecia de que é a melhor dor do mundo e a mais pura. E assim aprendi o que é o desespero de atender um filho chorando na madrugada pelo amor que não foi correspondido e como é difícil mostrar que a vida não acaba por causa de corações partidos. E aí aprendi o Amor e o quanto é forte a vontade de sair de casa e ir até eles, apenas para abraça-los e dizer: Eu estou aqui.
                Aprendi o que é a intimidade e quanto ela pode ser engraçada e assustadora. Falar sobre relacionamentos sempre é um assunto constrangedor para os pais e agora eu entendo o quanto. E assim aprendi a ser leve e que rir das “coisas” pode ser a melhor solução para que ninguém fique com vergonha, muito menos eu. E logo a intimidade gera a verdadeira confiança e não existe nada mais valioso em uma relação do que saber que você está ouvindo a verdade sem medo de ser dita. E aí aprendi o Amor e o quanto é bonito ouvir em silêncio sobre assuntos que tantos têm medo de falar e rir quando necessário.
                Aprendi o que é perder um filho, sentir raiva, angústia, tristeza, chorar e se arrepender profundamente pelos meus erros e então aprendi a me perdoar por não ser o pai perfeito, por cobrar demais, por não ter amado o suficiente. Talvez essa seja a grande lição, tentamos a todo tempo ser perfeitos para nossos filhos, para sermos exemplos em tudo, modelos que devem ser seguidos a todo tempo e acabamos colocando sobre nossos ombros um peso que não podemos carregar e cobramos dos nossos filhos que sigam esse modelo de perfeição que pra nós, que sabemos quase nada da vida é insustentável, imagine pra eles, que estão aprendendo conosco. E aí aprendi o Amor e que assim como sou capaz de Amar apesar de todos os erros, eles são capazes de me amar apesar dos meus e quem mais erra, mais precisa de Amor e eu preciso ser ainda mais amado do que o Amor que tenho por eles. Aprendi a esperar na varanda pela volta do filho que está longe de mim e que sempre é tempo de recomeçar e de amar.
                Aprendi a alegria de ser jovem e ver em todos a chance de Amar. Quando ficamos adultos, vamos nos tornando indiferentes as pessoas, preconceituosos com os estereótipos, tentamos nos encaixar na sociedade, mesmo que estejamos desconfortáveis no terno e gravata. Os filhos só buscam a liberdade e a chance de fazer festa, os chamamos de irresponsáveis e de fato, ser irresponsável em alguns momentos pode ser a chance de nos libertar das vendas que a idade nos coloca e perceber que o mundo pode ser um parque de diversões, ser jovem está no coração e não na idade. E aí aprendi o Amor e a adrenalina gerada por um ato irresponsável desses que você ama e no fim você só pensa: eu estou bravo não pelas suas ações, mas pelo medo que fiquei de que algo ruim acontecesse com você, eu não quero te perder. E vi que isso era bom, pois me lembrava dos meus sentimentos.
                Aprendi as diferenças e que cada um tem um valor, uma característica diferente e que cada um deve ser Amado por aquilo que é e não pela minha vontade e meus sonhos para eles. Criamos muitas imagens sobre nossos filhos e muitas vezes desejamos isso ou aquilo para o futuro de cada um deles e erramos quando tentamos fazê-los ser aquilo que nosso coração deseja. E aí aprendi o Amor e que por mais que nossos sonhos pareçam bons, a única coisa boa de verdade é ver o sorriso de satisfação de um filho por realizar aquilo que ele desejou, mesmo que seja completamente diferente do nosso projeto. A maior recompensa de um pai é a felicidade de um filho.
                Por fim, aprendi que ser pai é ser filho e ser filho é ser pai. Aprendi o que é ser salvo pelos meus filhos, pois essa a verdadeira Graça Divina em ser pai, mesmo que pra nós a situação não esteja boa, mesmo que a tristeza e a dificuldade estejam nos destruindo, quando colocamos a plenitude de nossa felicidade no coração de nossos filhos, vê-los sorrir já destrói todos os problemas e nos dá nova força pra lutar. E aí aprendi o Amor e quanto doar completamente o seu coração para seus filhos, pode ser o verdadeiro encontro com a felicidade e a plenitude de estar no Amor de Deus.
                Obrigado a todos os meus filhos, que me ensinaram a Amar, ser Amado e ver o valor do Pai (o da terra e do Céu), em minha vida. Obrigado aos meus pais que me ensinaram tudo o que sei. E um feliz dia dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário