quinta-feira, 23 de agosto de 2012

É POSSÍVEL NÃO CRER?


            Não fui religioso a minha vida toda, minha conversão é bem recente, sou ainda uma criança tentando entender no que creio, aliás, em Quem creio e por que creio. Sei apenas que Deus existe, se revelou plenamente a nós através de Jesus Cristo e deixou uma Verdade incontestável sobre Si mesmo: Deus é Amor, Verdade essa que é essencial para compreender esta reflexão. Muitas pessoas me apresentam diversas razões para NÃO acreditar em Deus, em Jesus, na religião e de fato muitas dessas razões são muito convincentes e interessantes. Por um tempo de minha vida, me considerei um ateu e tais justificativas sairiam facilmente de minha própria boca e eu estaria plenamente convencido delas. Porém hoje, minha dúvida relacionada ao ateísmo é outra: É possível não crer?
            Em primeiro lugar temos que validar o termo “crer”: Digamos que uma pessoa me afirma algo, cabe a mim discernir se eu acredito ou não naquela verdade que me contaram. Assim é nossa Fé, Jesus veio ao mundo e disse diversas coisas, dentre elas que Ele é Deus, cabe a nós acreditarmos ou não nessa Verdade. Por isso o termo crente: aquele que acredita na Verdade de Jesus, não aquele que acredita em Deus, Deus é outra história, na minha opinião, não se acredita em Deus, se encontra e esta é a razão que me deixa tão perplexo: é impossível ser racional e não encontrar esse Senhor de Amor.
            Logo que encontramos Deus, somos chamados a procurar a Verdade sobre Ele, então descobrimos Jesus, que nos disse sobre o Caminho, a Verdade e a Vida. Certa vez um amigo questionou: Só acredito em Deus se Ele vier aqui e mostrar que é Deus, respondi: Mas Ele já fez isso, mesmo assim, muitos continuaram sem acreditar. Essa é a questão de fé, acreditar em Jesus Cristo, que eu creio e assim, encontrar o Amor de Deus ou como muitas vezes acontece (inclusive no meu caso), encontrar o Amor de Deus e então crer em Jesus Cristo.
            Nós fizemos uma grande confusão sobre Deus, muitas vezes, excluímos uma das questões o que é um grande risco para nossa fé, gerando consequentemente diversas doutrinas sobre Deus e o ateísmo: Muitas pessoas religiosas creem, mas nunca encontraram o Amor de Deus, o que gera cristãos frios e sem misericórdia, isso afasta novos cristãos: Imagine se Jesus fosse alguém apático, cruel e acusador, como alguém poderia crer que Ele era o Deus do Amor? Esse é o mesmo problema dos cristãos que não descobrem Deus, sem Amor, é impossível pregar o Cristianismo, pregarão apenas uma doutrina vazia, pois o que preenche as Palavras do Cristo são as atitudes que O acompanhavam.
            Por outro lado temos aqueles que descobrem o Amor de Deus e depois descobrem a Verdade em Jesus Cristo e é nesse ponto que acredito que não é possível não “crer” em Deus, pois é impossível, ao longo de nossa vida, não encontra-Lo. Resumindo: é possível não acreditar em Jesus, mas impossível não encontrar Deus (particularmente, acredito que uma vez que se conhece verdadeiramente Jesus, é impossível não acreditar, mas isso não vem ao caso nessa reflexão).
            Existem diversos argumentos para atacar a existência de Deus e a maioria deles está diretamente ligada a valores humanos: a Igreja pecadora, a violência, desastres naturais e o próprio ser humano. De fato é impossível, observando as obras ruins deste mundo e do homem, enxergar Deus, assim, se ficamos presos a esses valores, nunca encontraremos Deus e nos chamaremos ateístas. O mundo é realmente terrível e cheio de sofrimento, o homem é capaz de atrocidades inimagináveis e sua capacidade de realizar o mal é assustadora. O problema é que associamos essas obras a Deus, como se Ele fosse responsável por esses atos. Porém Jesus foi bem claro: Deus é Amor, o que não é feito com Amor, não é Deus. As pessoas estão procurando Deus onde Ele não está, por isso, não o encontram.
            Outra grande argumentação contra a existência de Deus é a velha briga entre ciência e fé. A cada nova descoberta científica as discussões ganham lenha e o fogo entre os religiosos e os ateístas fica mais forte. O grande problema é que estas discussões são sem fundamento por ambas as partes: Por que a descoberta de um novo planeta ou uma nova partícula ou qualquer outra coisa nega a existência de Deus? Para mim apenas afirma que existe Alguém grandioso demais para ser compreendido por nós e essa busca por ciência nada mais é que um grande sinal da existência de Deus. Busca: essa é a palavra onde encontraremos Deus.
            Santo Agostinho afirmava: o homem tem um vazio dentro de si do tamanho de Deus. É um buraco bem grande. O vazio precisa ser preenchido e para ser preenchido é necessário BUSCAR aquilo que nos tornará completos: Deus. A lógica é muito simples: Deus, muito esperto, precisava de uma maneira de nos fazer encontrá-Lo, para isso, Ele nos deixou com um imenso vazio, para termos vontade de buscá-Lo. Isso é a minha conclusão sobre o que torna impossível não crer, pensando racionalmente: todos temos esse vazio existencial, seja cristão, ateísta ou qualquer outra religião, todas as seitas e doutrinas, toda a ciência e tecnologia, todo o movimento do mundo é guiado pela nossa busca por algo (Alguém). Se não fosse nossa necessidade da busca (na psicanálise chamam isso de objeto perdido), nosso desejo de algo que não sabemos o que é, o mundo estaria parado, nada se desenvolveria, nem mesmo nosso pensamento. Sem desejo não existe busca e sem busca nada se encontra, nada se desenvolve.
            O vazio existencial é a prova de que Deus existe e precisa ser encontrado. Claro que nós tentamos a todos os momentos preencher esse vazio com diversas outras coisas, o que gera os pensamentos ateístas e outras doutrinas religiosas. A ciência existe porque o homem BUSCA encontrar algo além dele mesmo e se preencher, o capitalismo existe porque o homem BUSCA se preencher com os bens materiais, as religiões existem porque BUSCAM preencher seu espírito. Não é necessário um telescópio ou um microscópio para encontrar Deus, basta olhar dentro do nosso próprio coração. Basta ter coragem de assumir que eu tenho necessidade de algo que eu não sei o que é, que eu passo todos os dias da vida buscando me preencher e então você estará pronto para ENCONTRAR Deus.
            A Igreja Católica afirma que é possível encontrar sementes da Verdade sobre Deus em diversas doutrinas, mas a Verdade completa se encontra em Jesus Cristo, o Senhor que se revelou. Esse é o fato mais interessante sobre a busca de Deus: diversas doutrinas espirituais orientais encontraram formas de se aproximar de Deus através do contato consigo mesmo e diversos monges e freis católicos também descrevem Deus em experiências de descobrimento pessoal. A questão é que em Jesus já temos esse manual completo.
            Enfim o que acredito é que crer em Jesus Cristo e encontrar em Deus são duas experiências complementares, porém diferentes. Muitas pessoas afirmam que sentiram Deus ao ver o pôr-do-sol, outras encontraram Deus em uma análise da própria história, outras num momento de silêncio, outras em momentos de dor, ou seja, momentos que nos fazem olhar para dentro de nós mesmos e questionar nossa existência, momentos em que o vazio dentro de nós fala mais forte. Muitos desses talvez não acreditaram em Jesus ou sequer tiveram a chance de conhecê-Lo, mas encontraram Deus e uma vez que encontramos o Senhor, crer se torna natural. Respondendo ao título do texto: é possível não crer? Sim. Mas é impossível não encontrar, cedo ou tarde, estaremos diante Dele.

Um comentário: